Capítulo 11 – Krishna – A Janela Cósmica
Há três coisas para ser entendidas. A primeira é: será possível vivenciar a Consciência Universal? A próxima é, qual é a qualificação para receber essa Vivência e, por último, o que acontece quando ocorre essa experiência, o que acontece em nosso Ser?
Uma pequena história: um homem dá um cachorrinho para um casal de amigos que está se casando. Depois de alguns meses, ele visita o casal e pergunta como estão as coisas. O amigo responde, “Ah, está tudo bem, só umas pequenas mudanças. No início, o cachorro costumava latir para mim e a minha mulher trazia meu jornal de manhã. Agora, o cachorro traz o meu jornal e minha esposa é que late pra mim”.
Nem Deus nem o seu cônjuge pode ser entendido! Tudo o você pode fazer é tentar viver com eles. Quanto mais você tentar compreendê-los, mais problemas você encontra!
Então saiba que quem quer que tente responder a este tipo de questão está te enganando. Muitas vezes eles pregam apenas para convencer a si mesmo. Um pregador, uma vez, confessou isto para mim. Ele sentiu que havia verdade em seus ensinamentos porque tinha dez mil seguidores o ouvindo. Este tipo de pregação pode nos perturbar profundamente. Nosso Ser profundo se sente em desacordo com o entendimento superficial que conseguimos dessas pregações e acabamos em depressão e esquizofrenia.
A Vontade Divina nunca nos perturba.
Devemos ter coragem de entrar na Experiência Espiritual. Após um ano de meditação, muitos começam a ter experiências, as pessoas às vezes não sentem mais os seus corpos. Eles ficam abalados com isso e tentam fugir disso, ainda que a meditação SEJA para se ter esse tipo de experiência. É como convidar um amigo: primeiro você os chama, depois você envia e-mail, você está ansioso para vê-los chegar, mas quando eles aparecem, você diz que estava esperando mais alguém! Temos que aprender a ir só com a experiência; a mergulhar de cabeça na água. Não existe essa coisa de “meditando além da conta” ou “meditando demais”. Se você pensar desta maneira, terá sempre um problema. Saiba que é apenas o seu medo que cria este pensamento. Com o Divino, nada é “além da conta”.
Nossos pensamentos são tão poderosos. Quando nós cantamos mantras sobre os alimentos, eles ficam energizados. Masaru Emoto, um médico e pesquisador japonês, realizou vários experimentos sobre a água a partir de amostras colhidas em todo o mundo. Ele coletou amostras d’água semelhantes e expôs à influências diferentes. Em uma amostra, por exemplo, ele falou palavras positivas como amor e gratidão e recitou mantras budistas; em outra amostra, palavras negativas, como raiva e guerra. Depois ele congelou a água para que ele pudesse fotografar a forma dela. Com as amostras que tinham sido expostas à energia positiva, formaram-se cristais lindamente definidos, como um diamante. Com as que foram expostas às energias negativas, não foram formados cristais; a forma parecia um tumor patológico – escuro e sem qualquer formação geométrica. Mais de trezentos experimentos foram realizados para comprovar os efeitos de nossas palavras e reflexões sobre a água, sobre a matéria. Nosso corpo é formado por oitenta por cento de água; imagine o efeito direto que os nossos pensamentos têm sobre o corpo!
Uma vez perguntaram para Ramana Maharshi qual é a qualificação para a Iluminação. Em resposta, ele perguntou: “Você está vivo?” O discípulo respondeu, “Sim”. E Ramana disse: “Isso é o suficiente”. Você pode precisar de qualificações para tudo neste mundo, mas para a Última Experiência, a Consciência Cósmica - não precisa de nenhuma.
Você precisa do Divino Chakshu, o Divino olho. O que é isso de “Divino olho”? Deixe-me falar da minha experiência:
Quando eu tinha doze anos, estava brincando com esta única técnica – nem sequer sabia que era uma meditação naquela época: “Apenas veja de onde os pensamentos estão vindo”. Um dia, no sopé de Arunachala, eu estava sentado em uma pedra, fazendo esta técnica que vinha praticando por dois anos. De repente, algo aconteceu, algo se abriu. Senti como se estivesse sendo puxado para dentro. De repente, eu podia ver 360 graus em todas as direções. Meus olhos estavam fechados, mas eu podia ver tudo na minha frente e atrás de mim. E qualquer coisa que eu visse, sentia como se tudo fosse parte de mim. Foi uma experiência tão impressionante, tão intensa. Demorou de três a quatro horas antes que eu pudesse abrir meus olhos. E eu senti essa febre de êxtase durante os três dias seguintes. Depois, tive um medo tremendo. Comecei a pensar que algum fantasma tivesse me possuído. Eu perguntei a uma senhora espiritual se era isso o que tinha acontecido e ela me disse: “Você não está possuído por um fantasma, está possuído por Deus”. Mas nos seis meses seguintes eu estava com tanto medo que nem meditei. Eu ficava até com medo de fechar os olhos. E não voltei mais para perto daquela pedra. Eu preferia andar quilômetros fora do caminho que tinha que fazer só para evitá-la. Então, um dia, eu contei essa história para um amigo e até provei para ele que era verdade, pedindo-lhe para colocar uma moeda atrás da minha cabeça e dizendo-lhe se era cara ou coroa. Na primeira vez ele riu e, em seguida, depois de algumas vezes, ele começou a ficar com medo. Ele deu uma desculpa para sair e ir ao banheiro e nunca mais voltou! Eu era levado a voltar para aquela rocha vez ou outra. Então eu resolvi pensar desta maneira: “Mesmo que tenha sido um fantasma, essa experiência foi tão positiva, que talvez não seja uma coisa tão ruim assim”. Mas o medo me manteve longe de ir para lá de novo.
Após esta experiência, seguiu-se nove anos de intenso tapas, apenas para obter a mesma experiência novamente. E quando isso aconteceu, meu corpo e minha mente estavam preparados e a experiência nunca saiu.
Arjuna diz, “Minha mente está perturbada pelo medo. Eu já não posso manter o equilíbrio da minha mente”. Que fique claro: não existe “equilíbrio de sua mente”. Enquanto você tentar manter o equilíbrio da mente, você vai continuar neste mundo maluco. O que Arjuna na verdade está dizendo é que ele quer o controle sobre a causa e efeito. O ego está tentando fincar-se no controle intelectual que está tão acostumado a ter. Você deve compreender que apenas o medo é o que separa você da Consciência Cósmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário