11 de setembro
Capítulo 8 – A arte de partir
Aqui Krishna fala sobre a morte. Ele explica como a morte pode tornar-se uma liberação e uma celebração. A morte é morte da maneira que encaramos e pensamos ser o fim somente quando não a entendemos. Se virmos a morte dessa forma, nos preocupamos; vivemos na sombra da morte e a vida se torna sem graça. Mesmo ao viver nós morremos. Aquele que entende a morte irá viver mesmo quando morrer. Morte e vida não são meros incidentes; eles estão relacionados à sua inteligência.
Aqui Krishna fala sobre a morte. Ele explica como a morte pode tornar-se uma liberação e uma celebração. A morte é morte da maneira que encaramos e pensamos ser o fim somente quando não a entendemos. Se virmos a morte dessa forma, nos preocupamos; vivemos na sombra da morte e a vida se torna sem graça. Mesmo ao viver nós morremos. Aquele que entende a morte irá viver mesmo quando morrer. Morte e vida não são meros incidentes; eles estão relacionados à sua inteligência.
Não temos as palavras certas em inglês para traduzir muitas das lindas expressões em Sânscrito. No momento que as traduzimos, só temos uma dimensão do sloka. Sânscrito não é só linguístico, ele tem poder na
dimensão fonética. O próprio som e vibração irão transformar você.
Precisamos entender o conceito de padam padartha. Se a palavra “vaca” é pronunciada, a distância entre a palavra (padam) e a figura (padartha) não existe em Sânscrito assim como em outras línguas. Você nem mesmo tem de entender o significado das palavras em Sânscrito. O simples som irá purificar seu corpo. Sabdha é onde o ar viaja do umbigo até a lingua. O sabdha transforma o ar em palavras ou sons. Quando você canta Sânscrito, o sabdha se fortalece e cria palavras mais perfeitas. Em outras línguas, ele se enfraquece. Sânscrito purufica todo o seu Ser. Apenas 10 minutos por dia são suficientes; as vibrações entram no corpo imediatamente e o purificam.
Lindamente Arjuna pergunta, “O que é Brahman, o que é o Self, qual é a manifestação disso e como Krishna permanece no corpo.”
Krishna revela os segredos da morte. O ocidente gastou toda sua energia em entender a vida, enquanto o oriente sabiamente gastou seu tempo em entender a morte. Os Mestres trouxeram aos vivos o dom de entender a morte. Existem muitos que temem a morte, ou imaginam por que mesmo eles deveriam entender a morte. O Seu entendimento da morte irá afetar todo seu modo de viver sua vida. O conceito da reencarnação no oriente encoraja muitos a ignorar o Tempo. Muitos se apóiam na eternidade. Eles sentem que têm todo o tempo e isso leva à falta de motivação para tirar o máximo de cada momento. No ocidente, nunca temos tempo suficiente; vivemos agora, ou nunca.
O modo pelo qual você entende a morte influencia toda a infraestrutura de sua mente. Todos os seus pensamentos são transformados uma vez que você entende os segredos da morte. Uma vez que você entende, toda a qualidade de sua Consciência muda. No momento que vivencia a Verdade, ou mesmo tem uma compreensão intelectual, ja é suficiente; seu modo de pensar será totalmente transformado.
“Yamá” significa morte e disciplina. Uma vez que entende a morte, sua vida se torna disciplinada de uma forma estranha e sincera. Sincera no sentido de que a maior parte de nossa disciplina é geralmente hipócrita.
Precisamos entender que o espaço interior de Krishna é totalmente puro, intocado. Esse é o verdadeiro significado de de brahmacharya. Ele nunca vivencia Seu corpo. Ele nunca desce à consciência normal do corpo. Quando você realiza uma ação sem a consciência do corpo, seu espaço interior permanece puro. Você pode comer e ainda assim não ser tocado pela comida.
Um sannyasi vai até Jnanajara, um grande Rei Iluminado. Ele pergunta, “Como você pode dizer que é iluminado e ainda assim desfrutar de tanto luxo em sua vida?” Agora, você tem de entender algo a respeito de sannyas. Se você abandonar ou fugir do mundo exterior com esperanças de ganhar o mundo interior, você começa a desrespeitar aqueles ainda vivendo e desfrutando do mundo exterior. E não somente isso, você começa a sentir-se invejoso e ressentido. Em resumo você fica preso entre dois mundos. O rei responde, “Hoje à noite estou ocupado indo a uma festa, por que você não fica em meu palácio? Em um ou dois dias poderemos conversar”. Os preparativos apropriados são feitos para o sannyasi e o rei instrui que uma faca apontada para baixo seja pendurada por uma linha por cima da cama do sannyasi. O sannyasi não conseguiu dormir nem por um momento. O tempo todo ele estava com medo que a faca pudesse cair. O rei perguntou a ele no dia seguinte como havia passado a noite. “Você sabe muito bem o que você fez, por que pergunta, como poderia sonhar em dormir?” perguntou o sannyasi. O rei riu. “Quando a morte está bem à sua frente, toda a sua vida muda. Você pode ver, minha Consciência é inteiramente diferente. Posso viver com todas essas coisas em meu palácio, no entanto meu espaço interior é intocado por elas pois sei que a morte pode acontecer a qualquer momento.”
Dessa forma, Yama faz seu estranho e sincero efeito sobre sua vida. Se você entender apenas este conceito, seu Ser será inteiramente transformado. Existem algumas verdades que não podem ser explicadas pela lógica. A lógica só pode explicar eventos no mundo externo, não no mundo interno. Algumas verdades somente podem ser explicadas através da experiência. Com experiência, você conhece a Verdade sem dúvida.
Precisamos entender por que tomamos um corpo. Através do medo, ambição, culpa e dor coletivamente chamados samskaras (memórias incrustadas). Trabalhamos não apenas com os samskaras que trazemos para nossas vidas, também tomamos outros desejos de outras pessoas na sociedade. É por isso que temos uma escassez de energia. Acredita-se que trazemos exatamente a quantidade de energia que precisamos para trabalhar com nossos samskaras, mas por que acumulamos mais, temos uma escassez de energia.
Agências de propaganda sabem que qualquer coisa relacionada ao sexo irá tocar o seu chakra muladhara (centro de raiz) e será gravado em seu sistema. Quando é gravado ele se aprofunda em seu Ser. Ele o impele a comprar o produto associado. Você automaticamente age em cima dessa idéia. Ele se expressa através de você.
Karma significa um desejo que não foi realizado. Se não vivenciamos algo profundamente, criamos um samskara. Um samskara é uma energia viva. Ela tem o poder de impelí-lo a fazer a mesma coisa repetidas vezes, e quanto mais você faz, mais entranhado se torna. São nossos samskaras que determinam nossas vidas. Todas as decisões são tomadas pela sua Consciência sobre a vida que você irá viver baseado nos samskaras que você reuniu.
Mesmo o desfrutar dos sentidos nos foi ensinado em uma tenra idade. Eles são respostas aprendidas, não são originais de nosso Ser. Existe uma tribo africana que não experimenta nenhuma dor ou prazer relacionados aos sentidos. Eu vivi entre eles por vários meses e observei como eles vivem. Eles sentem tudo intensamente mas não são condicionados a sentir dor ou prazer. Nem uma única pessoa sofre de depressão entre essas pessoas. Mulheres dão à luz, sozinhas em uma simples cabana, sem nenhum médico ou atendente e o processo todo leva meia hora. Elas não passam por nenhuma dor durante o nascimento. As mulheres também não passam por dores menstruais ou problemas durante a menopausa. A razão para isto é, as mulheres são profundamente aceitas. Elas nunca são desrespeitadas. No momento em que uma menina passa por seu primeiro ciclo menstrual, a tribo cai a seus pés e ela os cura. É uma experiência tida como sagrada.
É o nosso condicionamento social que nos faz sentir dor ou prazer. Nossa mente é condicionada pelo que quer que pensemos como ideal. Quando escolhemos uma nova vida, seremos atraídos pela vida que nos permitirá viver aqueles que são os samskaras dominantes em nosso Ser. Se temos prazer em comer, seremos atraídos pela vida que nos permite experimentar isso.
Uma pequena história: Um homem vai a seu médico e diz, “Doutor, por favor me examine. Não sinto vontade de fazer nada. Me sinto tão apagado. Diga-me em português claro o que há de errado comigo.” O médico diz, “ Se você me pergunta em português claro você é preguiçoso.” O homem fala, “Agora em termos médicos, para eu poder dizer à minha esposa”.
Entenda que você desperdiça energia mesmo sem fazer nada. Você se cansa até mesmo de dormir num determinado momento. Sua energia se torna tamas. Quando você morre, somente consegue viver três kshanas sem um corpo e uma mente. Um kshana é o intervalo entre dois pensamentos. Se você vivenciou a existência sem corpo nem mente, você experimentou a consciência desprovida de pensamento. Isso é conhecido como samadhi. É pura consciência sem pensamentos, a Consciência que testemunha: onde você simplesmente observa o que se passa dentro de você e ao redor de você. Todas as práticas espirituais são para direta ou indiretamente experimentar essa Consciência. Se você não atingiu nem um vislumbre de samadhi, consciência desprovida de pensamento, você não alcançou nada na vida. Se você não viveu nem um único momento disso, você irá correr para os próximos corpo e mente disponíveis; você não irá escolher conscientemente. Muito raras almas escolhem famílias que não perturbam suas práticas espirituais. Se você tomou um nascimento consciente nesse sentido, isso é conhecido como yoga prashta.
Precisamos entender exatamente o que ocorre quando deixamos o corpo. Essencialmente atravessamos todas as sete camadas do nosso Ser: físico, prânico, mental, etérico, causal, cósmico e nirvânico. Quando primeiro deixamos o corpo, passamos por tremenda dor na camada física. Isso é descrito como mil escorpiões picando de uma só vez. Não quero assustar você, mas é melhor saber a Verdade agora , quando alguma coisa pode ser feita a respeito. O corpo está machucado ou exausto no momento da morte. De uma forma ou de outra, ele não pode mais abrigar nosso Ser. Quando vivenciamos essa dor, ficamos inconscientes. Assim, não escolhemos nosso próximo nascimento conscientemente.
A camada prânica é relacionada aos desejos. Prana ou respiração e desejos são intimamente relacionados. Se você modificar seu prana, sua mente muda por completo.
O corpo mental abriga toda a culpa. Culpa não é nada além de emoção renovada em nosso Ser com inteligência atualizada. Na idade de sete anos, você tinha uma certa quantidade de inteligência. Agora ela está atualizada. Você tem mais informação e mais inteligência para processar os dados. Você tem mais software. Você se sente mal hoje em dia a respeito do seu comportamento aos sete, você cria culpa. Não se pode tornar-se uma pessoa melhor através da culpa. É só um fardo sobre seu Ser. Primeiro, a sociedade ensina culpa, então nos tornamos mestres na arte.
Um homem fala, “Deixar de fumar é fácil. Já consegui muitas vezes!”. A culpa cria um padrão similar. Saiba também que o comportamento imoral é por que você não tem energia suficiente. Você acha que irá adquirir energia através daquela ação. Quando você tenta alcançar os prazeres dos sentidos, está apenas tentando adquirir energia.
Na camada etérica, você tem estocadas todas as experiências dolorosas. Se você mantiver essas primeiras quatro camadas limpas através da meditação, você não irá vivenciar o estado de inferno. Apenas um vislumbre de samadhi, um momento de Consciência desprovida de pensamento, de Consciência testemunhadora, irá funcionar como uma tocha e você passará por todas essas camadas suavemente no momento da morte.
Ao morrer, a sua experiência mais intensa será trazida à tona. Se você já passou pela consciência sem pensamento pelo menos uma vez, esse momento será revivido em cores e todo o resto estará em preto e branco. A fita será congelada nesse ponto. Todo o resto, todos os seus karmas serão apagados. Não pense que sua mente é inteligência. É apenas um software, um programa. A Consciência sem pensamento é como um vírus que apaga todos os samskaras, engramas.
Se você viver a vida inteira em Consciência sem pensamento, você não sentirá a necessidade de retornar e viver através de corpo e mente. Quando você tem a Consciência testemunhadora, sua vida inteira se torna um leela, uma encenação, e você sabe o roteiro. Você pode praticar isso a qualquer momento. Testemunhe a forma como quando você fala com alguém, já está preparando o que dizer em seguida. Imediatamente, você observa toda a dor, culpa e sofrimento em sua vida. No momento em que você cria um espaço entre você e seu Ser, todo o sofrimento desaparece.
Não seja calculista a respeito. Não pense, “Pelas próximas 24 horas eu farei isto”. Você ficará frustrado e cairá em culpa. Uma vez que você experimenta o sabor da Consciência sem pensamentos, você irá naturalmente retornar à mesma situação, o êxtase é tamanho! Você irá relaxar profundamente em seu corpo e Ser.
Krishna está nos inspirando a entrar no mais alto estágio de Consciência sem pensamento, o Êxtase Eterno – Nithyananda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário