Paramahamsa Sri Nithyananda

A Missão Nithyananda é parte de um movimento mundial de meditação e paz.

A presença do Paramahamsa Nithyananda no planeta Terra visa criar um novo ciclo de consciência individual levando a consciência coletiva a entrar na zona da Super Consciência.

Nas próprias palavras do Mestre Nithyananda, “a Iluminação floresce quando a consciência individual se dissolve na Consciência Universal. É a experiência da não-mente e a partir desta, nascem o êxtase e a energia. Essa energia é o que eu quero aproveitar para ajudar a humanidade a florescer em todas as dimensões da vida e para alcançar e irradiar o Eterno êxtase - Nithyananda".




quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sinopse do Discurso sobre o Bhagavad Gita em Los Angeles set/2005 - 9º dia

12 de setembro
Capítulo 9 - O Segredo dos Segredos

Krishna está revelando aqui o segredo supremo. Quando você conhece este segredo, não há diferença entre você e o Divino. Os discípulos, muitas vezes, tentam atingir o status do Mestre, em vez de seu estado. Estado é diferente de status. O estado é que deve ser alcançado, não o status. Se você se preocupar apenas com o status, ficará preso a sentimentos de inveja. O estado de um Mestre é uma fonte de inspiração para você. Se você apenas tentar alcançar o status, o estado jamais será alcançado. É como perseguir uma sombra; você tenta agarrá-la, mas não consegue. Mas, se você trilhar o caminho do estado, ela simplesmente o seguirá.

A única diferença entre um Mestre Iluminado e um homem é que o Mestre Iluminado está acordado, enquanto o homem está dormindo. Quer você acredite ou não, aceite ou não, queira ou não, você é Deus. Você pode dormir por quanto tempo quiser.
Arjuna não sente inveja de Krishna, e, assim, prova que tem maturidade suficiente para Krishna compartilhar o Segredo Supremo. Esse conhecimento é o ensinamento secreto, pois dá conhecimento direto de uma percepção que é eterna. Uma religião deveria ser caracterizada por três qualidades importantes: primeiro, ela deveria descrever o objetivo da vida. Segundo, deveria traçar um caminho claro para chegar ao objetivo. E, por último, deveria dar a você a alegria para seguir pelo caminho. O maior segredo é que isso deve ser feito com alegria!
Por que esse conhecimento tem de ser secreto? O conhecimento supremo não é para as massas. Ele pode ser perigoso para a pessoa que o recebe, caso ela não seja espiritualmente madura. Se você falar para um criminoso que ele é Deus, ele utilizará o conhecimento de forma errada, para justificar suas ações imorais, enquanto uma pessoa que percebe que é Deus irradia compaixão, inocência e simplicidade. Simplicidade é o segredo da grandeza.
Krishna declarou que Ele é Deus. Isto é um segredo, porque não pode ser dito a uma pessoa que ainda não está madura. Deus não pode ser oferecido como café instantâneo. Não se pode ter Deus instantaneamente. É necessário um processo de amadurecimento. Na verdade, quanto mais você apressa esse processo, maior é a espera. A pressa em si adia a experiência. Ela não deixa você relaxar.
Todas as nossas escrituras são chamadas de Upanishads. A palavra "Upanishad” significa “sentar-se”, porque só se pode ensinar a uma pessoa que está sentada e esperando pelo Mestre. No sistema indiano, temos muito respeito pelo conhecimento. No oriente, o compromisso financeiro não é condição para a educação. Na verdade, geralmente, alimentação e acomodação são oferecidas gratuitamente para aqueles que estão em busca de conhecimento espiritual. Mas você deve comprometer-se psicologicamente. No ocidente, o contrário é verdadeiro. O compromisso econômico é pré-requisito, mas o compromisso psicológico é deixado de lado. É por isso que a educação, no oriente, vai para a pessoa certa, para alguém que está profundamente interessado, e a qualidade da educação daquela pessoa é garantida.
Uma pequena história:
Um homem tem problemas para respirar. Ele vai ao médico, e o médico diz, “Fique debaixo da água gelada por duas horas.” O homem fica chocado, e diz, "Se eu fizer isso, certamente vou ter asma." O médico diz, “Sim, é isso que eu quero. Asma, pelo menos, eu sei tratar.”
Quando você tiver um comprometimento psicológico profundo, terá a experiência. Esse conhecimento é o maior dos segredos. É o mais puro conhecimento, pois lhe dá a percepção direta: a Percepção de Si Mesmo.
O objetivo supremo é a Iluminação. O resultado é eterno, e feliz. Quando temos um vislumbre desse estado, retornamos dele após certo tempo. O que podemos fazer para atingir o estado eterno que é a Iluminação? Krishna responde o seguinte: Abra seu Ser por completo. Apenas entenda o Segredo Supremo: niyama yama - traga mais compreensão para dentro do seu Ser, do seu Espaço Interior; então, você vivenciará a Energia sem forma. Embora existam muitas formas, existe apenas uma Energia. Aqui, ele está falando sobre Espiritualidade Quântica.
Quando você entender que tudo é Energia, o medo será removido do seu Ser. A Energia assume muitas formas: terra , fogo, água, ar, e akasha (éter). Podemos observar os efeitos e manifestações da poluição da primeira, mas não conseguimos fazer o mesmo com akasha. Por exemplo, vemos os efeitos da água nas enchentes de Nova Orleans. Akasha foi perturbado por nossa negatividade coletiva. Os países que sofrem de depressão têm efeito sobre a energia negativa coletiva do akasha. Se o akasha está poluído, o mundo inteiro é afetado. Espaço é energia. Espaço não é apenas vazio, é energia.
O universo inteiro é pura inteligência. Ele pode responder aos seus pensamentos. No momento em que entende que um universo inteligente está tomando conta de você, então você relaxa completamente. Quando penetra no seu Ser, este único entendimento é suficiente. Você não mais se sente inseguro ou preocupado com nada. Você vivencia uma paz profunda, e tem a confiança para viver por inteiro. Você sabe que você é uma parte dessa inteligência cósmica, e vive em êxtase.
Êxtase não é apenas um estado de humor. É sua própria consciência, seu Ser. O estado de êxtase vai aparecer e desaparecer. Se ele aparece e desaparece, você está tendo vislumbres iniciais de êxtase. Quando você vivencia o verdadeiro êxtase, ele é eterno, perene.
Krishna diz, “Aqueles que se transformam em mim, vivenciam a Consciência Eterna. Eu tenho o que lhes falta, e preservo o que eles têm.” Nenhuma outra encarnação declarou isto. Não é apenas uma afirmação. É uma promessa. Você terá tudo, e nada se perderá.A mente ocidental, naturalmente, pergunta, “Como posso ter tudo isso simplesmente por meditar?” A física quântica atualmente comprova que matéria é energia – que são os seus pensamentos que criam o mundo em que você vive.
Um professor universitário realizou uma série de experimentos utilizando plantas. Três roseiras foram colocadas em três salas separadas, em condições ambientais idênticas. Na primeira sala ele utilizou palavras belas, positivas: “Não se preocupe, eu vou cuidar de você, e proteger você, você não precisa de espinhos.” Na segunda sala, ele não usou palavras negativas nem positivas com a planta. Na terceira sala, ele criou energia negativa com suas palavras: “Você é feia. Não gosto de você." As frases foram repetidas por vinte e um dias. A primeira planta dobrou de tamanho e não tinha espinhos. A segunda planta apresentou crescimento normal. A terceira planta terminou morrendo. Esse experimento foi repetido onze vezes, com os mesmos resultados. Ele comprovou, sem sombra de dúvida, que a Existência responde aos seus pensamentos.
Não pense que você pode pensar o que quiser na sua vida interior, e não ver suas manifestações na vida exterior. As duas são exatamente a mesma coisa. A exterior é uma expressão da interior. Criamos toda a nossa Existência através dos nossos pensamentos. Atraímos amigos e colegas de mentes semelhantes. Quando nos espiritualizamos, não conseguimos mais nos relacionar com aqueles que pensam de forma mais materialista.
Você cria o universo a partir do seu ângulo de visão. Você projeta o seu mundo, e o enxerga através do slide ou filtro da sua mente. Se seus pensamentos mudam, o universo inteiro muda. Se você se sentir só, enxergará inimigos. Se você se sentir parte do Todo, vai relaxar. Você tem o poder de criar milagres na sua vida.
Uma vez, quando eu estava em Haridwar, na Índia, fiquei muito doente, e não conseguia nem andar. De repente veio este sannyasi, e cuidou de mim por três ou quatro dias, até que eu fiquei bem. Eu me aproximei dele. Ele me disse que estava ficando num ashram próximo, e que se chamava Shankara. Eu notei que ele tinha uma pena de diamantes presa à roupa, e perguntei por quê. Ele disse que um dos devotos a tinha dado a ele, e que ele havia gostado muito da pena, e decidiu ficar com ela. Depois de alguns dias, ele deixou de vir. Decidi que eu deveria ir visitá-lo. Fui ao ashram e perguntei pelo Swamiji Shankara. Disseram, “De quem você está falando? Aqui no ashram só existe um Shankara. Vá até o templo, e veja.” Entrei no templo e vi a divindade Shankara, com a mesma pena de diamantes, e as mesmas roupas. Meus olhos se encheram de lágrimas. Uma imensa gratidão fluiu. Eu perguntei quem tinha colocado a pena na divindade, e me disseram que tinha sido um dos devotos, que ela tinha sido feita especialmente para o Senhor. Era uma peça única.
A qualidade do seu espaço interior pode criar milagres na sua vida. O poder de criar milagres é o que eu chamo de “poder da coincidência”. Só temos que nos abrir, e confiar que nossa Consciência está conectada ao universo, que o Divino está cuidando o tempo inteiro de você.Assim como você cria seu mundo no estado de sonhos, você também tem o poder de criar seu mundo no estado desperto. Quando você está centrado na Consciência Universal, atrai o poder da coincidência.
O maior milagre de todos não é transformar água em vinho. Já existem muitas vinícolas cuidando disso. O maior dos milagres é transformar o homem em Deus. Êxtase atrai fortuna. Existem três elementos principais que criam fortuna ou riqueza: Clareza de pensamentos, criatividade e responsabilidade, a habilidade de responder espontaneamente. Os três criam e preservam a riqueza. Se você entrar em êxtase, os três vão acontecer com você. Quando você cultiva o estado de êxtase, quando cuida do seu Espaço Interior dessa forma, você é uma bênção para a existência, e ela derrama gratidão sobre você.
Krishna diz, “O que você me oferecer, eu vou aceitar." Quando damos ao Divino, expressamos a vontade de nos conectarmos com ele. Você convida o Divino a entrar no seu espaço interior. E, quando isso acontece, automaticamente tudo se resolve no seu espaço exterior. Quando enxerga o mundo como sendo puramente material, você luta contra ele; entra em conflito com ele. No momento em que percebe que é um só com ele, que é parte do Todo, você relaxa, e se ilumina. Este sloka é o guia do preguiçoso para a iluminação.
No momento em que relaxa em Eterno Êxtase, naturalmente você está sendo bem cuidado.
Você vai vivenciar os espaços Interior e Exterior em Êxtase – Nithyananda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário