Capítulo 2 – Você é Deus!
Nós estamos sempre falando. Mesmo quando não estamos falando, estamos preparando o que dizer em seguida. Nós nunca escutamos. É preciso verdadeira inteligência para realmente escutar. Krishna simplesmente escuta Arjuna no primeiro capítulo do Gita.
Ele pacientemente permite que Arjuna fale, de modo a perceber a profundidade da depressão e confusão pelas quais ele está passando. Ele analisa de onde estão vindo os pensamentos de Arjuna. Arjuna fala. Ele abre a boca, mas na verdade o que ele abre é seu Ser.
Nesse contexto, Krishna é um mestre Zen. Ele imediatamente encara a questão. Ele instrui Arjuna a lutar. Em essência, Arjuna tem medo. Todo seu problema é depressão causada pelo medo.
Os dois primeiros slokas são suficientes. Se Arjuna puder executar isso, ele irá atingir a Iluminação. Se ele puder perceber com todo seu Ser que Krishna é Deus, se ele puder render-se através da devoção, esses dois slokas são suficientes. Por ele não ser capaz de entrar na atmosfera do stotra, Krishna tem de trazer shastras até ele. Ele tem de oferecer a experiência a Arjuna, pois Arjuna não está suficientemente maduro.
Krishna declara, “Você é Deus”. Arjuna não está pronto para acreditar nisso até que Krishna expresse sua própria divindade, provando que ele próprio é Deus. Arjuna diz “minha alma está entregue a você”. Isto é uma mentira. Se fosse verdade, ele executaria o que Krishna diz nos dois primeiros slokas, e não necessitaria da explicação intelectual. Essa entrega é puramente verbal. Na verdade, o que realmente significa é que ele está pronto para ouvir e entregar-se ao que ele deseja ouvir da boca de Krishna. Ele não está pronto para a Verdade.
Krishna diz que não houve um tempo em que você não tenha existido; você estará aqui para sempre. O passado, presente e futuro são apenas palavras; você existirá além delas. Você somente terá essa experiência quando cair dentro do momento presente; então, você conhecerá sua fonte; você irá vivenciar seu Ser.
Krishna diz que você está além do tempo, mas neste momento, você está preso na mente. A mente nada mais é que a oscilação de pensamentos, do contínuo movimento para frente e para trás entre passado e futuro. Quanto mais alta a frequência de pensamentos, masi longe você se encontra do momento presente.
A mente humana só pode receber alguns poucos conceitos num determinado momento. Uma vez que tenhamos digerido e entendido um conceito por completo, ele é suficiente. Do contrário, estamos meramente colecionando conceitos. Estamos somente ganhando “gordura mental”, somente empilhando conhecimento, não atingindo entendimento.
O Bhagavad Gita é o único livro que nos ensina a viver. É o livro da Espiritualidade Quantum. Ele ensina a viver completamente tanto no material quanto no espiritual. O Gita ensina que você pode ter os dois ao mesmo tempo. Não é preciso escolher. Na realidade, é somente quando vivemos intensamente em ambos que enxergamos a Verdade. Tudo que é preciso é um pouco de abertura e sensibilidade e veremos Deus em qualquer forma, onde quer que estejamos.
Eu não estou aqui para provar que eu sou Deus. Eu estou aqui para provar que você é Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário