Paramahamsa Sri Nithyananda

A Missão Nithyananda é parte de um movimento mundial de meditação e paz.

A presença do Paramahamsa Nithyananda no planeta Terra visa criar um novo ciclo de consciência individual levando a consciência coletiva a entrar na zona da Super Consciência.

Nas próprias palavras do Mestre Nithyananda, “a Iluminação floresce quando a consciência individual se dissolve na Consciência Universal. É a experiência da não-mente e a partir desta, nascem o êxtase e a energia. Essa energia é o que eu quero aproveitar para ajudar a humanidade a florescer em todas as dimensões da vida e para alcançar e irradiar o Eterno êxtase - Nithyananda".




quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sinopse do Discurso sobre o Bhagavad Gita em Los Angeles set/2005 - 3ºdia

Terça-feira, 6 de setembro

Capítulo 3 – A beleza do não-propósito – o significado de viver


O todo da Existência, todo o Universo é sem propósito.

Desde uma tenra idade somos socialmente condicionados ao fato de que a vida tem um propósito ou objetivo. Quanto mais corremos atrás de determinado objetivo, mais somos respeitados pela sociedade. Na verdade, quanto mais corremos atrás de um propósito ou objetivo, mais deixamos de desfrutar da vida. A sociedade quer que você seja útil, a sociedade quer que você preste um serviço, é por isso que se coloca tanta importância em títulos e designações. Quanto mais você for útil à sociedade, mais títulos terá e mais respeito irá conseguir.

Qual o objetivo de sua vida? Mesmo que você preencha todos seus objetivos, ainda assim se sentirá não-realizado. De fato, se você realizar todos os seus objetivos poderá passar pelo que se chama “depressão do sucesso”. Você sempre tem um ou outro objetivo à sua frente. Correr atrás deles se tornou seu estilo de vida. Você nem mesmo sabe por quê está correndo, mas corre por correr. Tornou-se um hábito.

No fundo, é a inveja que o faz correr atrás de objetivos. No momento que a inveja entra em seu Ser, você corre atrás de objetivos. No momento em que você pensa que alguém tem mais que você, toda sua espiritualidade desaparece. Objetivos o fazem sentir que você não é suficiente. O que quer que você pense ser o propósito de sua vida, mesmo que consiga completa realização naquele sentido, você não terá descanso.

Você pode ter ouvido falar de Alexandre, o Grande. Chamamos um homem que matou tantas pessoas de “grande”! Todo guerreiro é um covarde. Eles matam outros por medo de serem mortos. Quando Alexandre o Grande saiu para expandir seu reino, foi aconselhado a trazer um Yogi Iluminado da Índia consigo. Um dia, ele viu um Yogi sentado à margem do rio e ordenou que ele retornasse com ele. O Yogi recusou. Alexandre desembainhou a espada, colocou-a no pescoço do Yogi e ameaçou tirar-lhe a vida caso ele não o seguisse. “Você não pode me matar”, respondeu o Yogi calmamente. Alexandre foi tocado pela coragem e compostura do homem. “Por favor venha comigo e o tornarei líder de meu exército” ele disse. Novamente o Yogi recusou. Alexandre não compreendeu e perguntou ao Yogi como ele podia ser tão realizado. O Yogi perguntou, “Para quê você está conquistando terras?”. Alexandre disse, “Para poder ter mais terras”. “E então, o que você fará?” perguntou o Yogi. “Eu serei feliz e irei descansar” disse Alexandre. “É isso que eu estou fazendo agora!” exclamou o Yogi.

Somente Krishna, somente um homem completamente à vontade, à vontade consigo próprio, é multidimensional. Um homem que não consegue simplesmente sentar-se consigo mesmo está perdendo uma dimensão maior de seu Ser. Ego significa pensar que existe algum propósito na vida. O Ego é meramente o condicionamento social de que existe um propósito na vida. Logicamente o ego prospera na importância. Quanto maior o propósito, maior a importância.

Um homem ganha $10 milhões na loteria. Ele tem um coração fraco e sua esposa tem dificuldades de transmitir a notícia. Ela pensa ser perigoso e não valer o risco. Ela, então, vai até o padre e pede que ele ajude. “Não se preocupe” diz o padre, “Eu conheço seu marido há 30 anos e posso dar a notícia”. Ele então vai e inicia a conversa muito vagarosamente, dizendo “Meu filho, eu creio que você será abençoado com uma grande fortuna de Deus”. O homem diz, “Do que você está falando? Minha vida inteira eu vivi na pobreza.” O padre diz “O que você faria se repentinamente ganhasse $10 milhões na loteria?” O homem responde “Eu doaria tudo para sua Igreja.” E o padre cai morto de um ataque cardíaco. Mesmo que a bênção venha, sem maturidade ela não é nada além de uma maldição.

A vida não tem propósito, mas tem significado. Propósito e significado são duas coisas diferentes. Propósito é orientado para objetivos. Viver em si tem apenas significado. O próprio caminho da vida é significativo. Não existe isso de seremos felizes no final. Estamos sempre adiando nossa alegria e felicidade. Quando corremos atrás de algum propósito não saboreamos a profundidade da vida ou seu verdadeiro significado.

O significado da vida somente pode ser experimentado quando se entende a beleza do não-propósito. Não deixe que sua mente, seu espaço interior, sejam contaminados pelo propósito. Nosso espaço interior é por sua própria natureza preenchido de êxtase. Deixe seu espaço interior permanecer vazio. Quanto mais vazio, mais em êxtase você estará. Se você continuamente pensar a respeito de algo, nunca será capaz de agir completamente.

Um propósito pode ser realizado, mas se você carrega esses propósitos em sua vida, não estará vivendo. Os propósitos estarão vivendo através de você, simplesmente isso. Um propósito pode ser realizado através de sua vida, mas você não será realizado. Se você quiser ser realizado, terá de entrar em uma dimensão completamente diferente; terá de seguir os ensinamentos de Krishna neste capítulo.

Krishna é o primeiro e último Mestre que declarou a verdade como ela é. Krishna é o único Mestre que é Iluminado e um Rei. Ele é o único homem a ter criado a fórmula para a vida espiritual prática, a ter oferecido o máximo em luxo ao mundo exterior, e a ter mantido o mundo interior no máximo do êxtase.

Nós sempre sentimos como se pudéssemos perseguir ou o material, ou o espiritual. No entanto, não importa qual escolhamos, sempre sentimos que estamos perdendo o outro lado. A mente não é nada mais que o dilema que experimentamos ao tentar escolher entre os dois. No momento em que você nota que o objetivo é sem sentido, no momento em que o respeito pelo objetivo vai embora de sua vida, você cai dentro do Ser. Você se torna multidimensional. Você experimenta uma vida espiritual e material completamente diferente.

Se você compreender esta punica idéia, se tornará iluminado. Este único sloka é suficiente. Se você deixar que esta única idéia penetre em você, ela irá transformar seu Ser por completo. Krishna declara que quando você entra em seu Ser, quando se desfaz de todos os objetivos, você será guiado pelo próprio Deus. Você se tornará um instrumento do Divino. Você se tornará um bambu oco – como a flauta de Krishna! Então suas palavras se tornam um mantra para guiar as pessoas, sua forma de torna um yantra, e suas ações, tantra!

Uma vez que você descobre a beleza do não-propósito, você descobre a Consciência Espiritual. Se você viver com objetivos, só tem consciência social. Krishna fala sobre shraddha. Shraddha significa fé e coragem. Precisamos de coragem para experimentar a idéia da beleza do não-propósito. Precisamos de coragem para nos livrarmos dos objetivos. O que quer que você pense ser uma vida espiritual ou material, quando cai dentro de seu Ser, você experimentará uma nova dimensão da vida.

Quando você entra no Ser, o assim chamado material e espiritual se desfazem, e você começa a verdadeiramente viver. Essa é a Espiritualidade Quantum: Êxtase Eterno ou Nithyananda
.






Nenhum comentário:

Postar um comentário