Paramahamsa Sri Nithyananda

A Missão Nithyananda é parte de um movimento mundial de meditação e paz.

A presença do Paramahamsa Nithyananda no planeta Terra visa criar um novo ciclo de consciência individual levando a consciência coletiva a entrar na zona da Super Consciência.

Nas próprias palavras do Mestre Nithyananda, “a Iluminação floresce quando a consciência individual se dissolve na Consciência Universal. É a experiência da não-mente e a partir desta, nascem o êxtase e a energia. Essa energia é o que eu quero aproveitar para ajudar a humanidade a florescer em todas as dimensões da vida e para alcançar e irradiar o Eterno êxtase - Nithyananda".




quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sinopse do Discurso sobre o Bhagavad Gita em Los Angeles set/2005 - 5ºdia

Quinta-feira, 8 de setembro

Capítulo 5 – Viva todas as suas Dimensões

O quinto capítulo começa com a pergunta de Arjuna: “Primeiro você me pede que renuncie ao trabalho, depois me recomenda que trabalhe com devoção. Qual é mais benéfico?”. Arjuna deve estar brincando. Um homem que é um rei não pode ser tão ignorante. Krishna está explicando tão claramente e Arjuna continua retornando à mesma questão. Ou eles estão ambos jogando um jogo, de forma que o Gita possa acontecer, ou Arjuna está num estado tal que ele não pode ser salvo. Nenhum outro livro é mais claro!


Não se consegue resolver a questão de qual é mais benéfico. Que balança você irá utilizar para medir se você se beneficiou ou não? Antes de chegar a uma conclusão, você precisa conhecer a balança com a qual está medindo sua vida. Do que você chama pular de um avião sem pára-quedas? Pular para a conclusão! O que quer que você utilize para medir sua vida, por exemplo, digamos que você utiliza dólares como balança, então ao fim de sua vida, você pode medir o quão bem sucedido você foi através da quantidade de dinheiro que conseguiu. Eu digo, ao fim de sua vida, se aprendemos através da Existência, da própria vida, a balança muda, felizmente.

Uma pequena história: havia um barbeiro, o barbeiro do rei. Ele vivia muito feliz e sua vida era um êxtase. Ele não tinha absolutamente nada com que se preocupar. Ele ia até o palácio todos os dias e ganhava dez moedas de ouro por barbear o rosto do rei. Um dia, retornando do palácio, ele ouviu uma voz retumbante: “Querido filho, você quer um pote com mil moedas de ouro?” E o barbeiro pensou, “Dez moedas são suficientes, eu não preciso de mais”. A voz diz, “Eu vou te dar vinte e quatro horas para pensar a respeito. Volte para casa, diga à sua esposa e volte para falar comigo.”. Ele então volta para casa, conta à esposa e ela grita “Idiota! Você deveria ter aceito o pote, você nunca me compra nada.” No dia seguinte ele pede o pote à voz. Imediatamente, um yaksha aparece. Um yaksha é um homem rico que nunca desfruta ou divide sua fortuna. O pote tem 990 moedas, apenas dez moedas a menos. O Barbeiro leva o pote para casa. Ele está muito contente pois pode relaxar por noventa e nove dias. Mas o pote não está transbordando, algo está errado. A esposa imediatamente se preocupa. No dia seguinte, ela tira as moedas novamente e como o pote não está transbordando, há um pouco menos moedas agora. Por uma semana ela fica muito infeliz. Ela não dá ao barbeiro nada para comer e continua tentando fazer com que o pote transborde. O barbeiro começa a parecer pálido e cansado. O rei nota e diz, “Você parece pálido e cansado, o que houve? Você aceitou o pote de Yaksha?” O barbeiro fica chocado. “Como você sabe disso?” ele pergunta. O rei diz “Qualquer um que esteja infeliz neste país, certamente aceitou o pote de Yaksha.”

Se você está infeliz em sua vida, procure ver se você não tem o pote de Yaksha. Ele está na sua cabeça; é a sua mente. O pote de Ytaksha é como nossa mente. Da mesma forma, em apenas dez dias nossa mente vai subestimar qualquer coisa. Ela sempre nos faz sentir insuficientes. O homem que continuamente sente que não é suficiente, ou que está medindo de acordo com alguma balança, estará sofrendo. O pote de Yaksha nunca está cheio.

Arjuna pergunta, “Agora por favor me diga qual dos dois caminhos é mais benéfico?” Essa é a pergunta que estamos sempre fazendo. O homem é um dilema. Sua mente não é nada além de dilema. Sua mente só existe enquanto você está entre dois extremos. No momento que você chegar a uma conclusão estará iluminado. Não pense que ignorância é felicidade. Se ignorância é felicidade, por que tanto sofrimento no mundo? Inocência é felicidade. Se você não tiver uma balança se sentirá preenchido. A primeira e última doença é o dilema.

A vida não possui um benefício em separado. A vida por si só é o benefício. Escreva poesia, pinte. Não pense em prêmios Nobel ou exposições em galerias. Faça algo a troco de nada por apenas trinta minutos, e esses trinta minutos o levarão à consciência de Krishna. Será o tempo mais útil gasto no seu dia. Por trinta minutos desça de sua cabeça, que está sempre calculando e esperando, para o seu Ser. Quando você trabalha com motivação, nunca se sente cansado. Você estará trabalhando por êxtase. Deixe que esse ensinamento crie raízes em você. Não prepare nenhum discurso a respeito para dividir com os outros.

Krishna é cheio de compaixão e paciência. Ele responde, “O trabalho por serviço de devoção é melhor que trabalho”. Desde tempos imemoriais, esta pergunta tem sido feita e respondida, mas ela ainda permanece nova. Ela ainda é relevante pois o homem ainda não aprendeu. O homem em si é um processo inconsciente. E ele nunca alcança. Se ele deixar que apenas uma depressão tome conta dele ele estará iluminado. A vida é o maior dos metres. A vida está sempre nos ensinando mas nunca aprendemos. Se todos os dias você decidisse aprender apenas uma lição, estaria iluminado há muito tempo. Mas continuamos cometendo os mesmos erros porque nossas mentes sempre trilham os mesmos caminhos por causa de engramas ou samskaras (padrões gravados do passado). Se vivermos através da memória, não seremos capazes de atingir a iluminação seja através do caminho da devoção ou do trabalho.

Uma pequena história: Dois amigos alugam um barco e vão pescar. Pescam cem peixes em um só lugar. Um deles instrui o outro a marcar o lugar para que possam voltar e pescar no dia seguinte. No dia seguinte, o amigo pergunta “Onde é o lugar?” O amigo responde “Eu marquei o lugar no fundo do barco.” “Tolo!” diz o amigo, “se nós não trouxermos o mesmo barco como saberemos o local?”.

Nossa mente é como água. Nunca conseguimos marcá-la. Nunca saberemos onde deixamos a marca. O caminho do karma é criado por ambição e desejo. O caminho de sannyas sempre é criado por medo da vida, medo de se machucar. Karma é correr atrás da vida, enquanto sannyas é correr da vida. Se mudamos nossa atitude, não importa o caminho em que estejamos. Se assumirmos a atitude errada, seja karma ou sannyas, nos levará ao sofrimento. Com a correta atitude seremos abençoados, cairemos na Consciência Universal. Ambos os caminhos podem levar à mesma Verdade. A menos que mude sua atitude, você não vivenciará o êxtase. Saiba também que desempenhamos ambos os papéis. Não somos puramente karma ou sannyas.

Um otimista é o homem que inventa aviões. O pessimista é o que inventa o cinto de segurança.
Ser, fazer e ter – essas três palavras precisam ser entendidas. Se você está continuamente fazendo com o objetivo de ter, você nunca terá nada. O homem que está fazendo somente para ter nunca será capaz de vivenciar o ter porque ele ainda estará fazendo. No entanto, o homem que está estabelecido em seu Ser irá desfrutar tanto do ter como do fazer. Por toda a vida temos corrido em direção à ganância e para longe do medo; ficamos presos em fazer e ter. Se você se centralizar no seu Ser, fazer e ter irão acontecer a você provenientes de extremo êxtase.

O presidente americano vai a Deus e pergunta, “Quando nosso país será número um?” Deus responde, “Em cinquenta anos”, e o presidente começa a chorar. “Eu não sei se ainda estarei vivo”. O presidente russo pergunta a Deus a mesma coisa. Ele responde “Cem anos”, e o presidente russo começa a chorar. O presidente da India vai a Deus e faz a mesma pergunta. Deus começa a chorar “Eu não sei se ainda estarei vivo ou não!”.

O que quer que seja criado a partir da ganância gera mais ganância. O que é criado através do medo gera mais medo. Quando você vivencia uma emoção em seu corpo, essa emoção se sedimenta em seu sistema e será criada mais e mais vezes. Se você puder permanecer centrado em seu Ser e não permitir que seu corpo se mova com aquela emoção, você será liberado. Se você puder fazer isso 11 vezes, mesmo após a terceira vez você terá conhecido a técnica de permanecer centrado em seu Ser. Aquela emoção poderá acontecer a você mais e mais vezes, até mais intensamente, e você permanecerá centrado. Decida conscientemente não viver através do medo e da ganância. Você não precisa se motivar ou incentivar com essas emoções. Você precisa confiar que tem energia suficiente para alcançar, só isso. Quando você é tomado por medo e ganância, vê o mundo em termos de medo e ganância. Quando está liberado de medo e ganância, você vê o mundo como ele é. Então essa é a técnica: simplesmente confie que você tem energia suficiente para funcionar sem medo nem ganância e comece a viver assim. Você irá viver pela Consciência Divina.

Tente isso por dez dias. Você pode ficar inquieto até tornar-se acostumado a viver com mais espaço interno. Você sentirá como se tivesse perdido algo. Consciente ou inconscientemente temos uma irritação constante dentro de nós, e é por isso que nos sentimos prontos para explodir a qualquer momento. Isso ocorre apenas porque não estamos acomodados em nós mesmos. Essa inquietação é entre nosso Ser e nós. É uma doença. Não nos sentimos à vontade porque não conhecemos nosso Ser. Não sabemos como relaxar em nosso Ser. Estamos sempre com uma tensão tão grande em nosso muladhara (raiz do desejo) e swadhishtana (raiz do medo). Krishna explica como relaxar essas áreas parando com o medo e ambição e recebendo a energia da Consciência Divina.

Num teatro escuro um homem sai para comprar pipoca e refrigerante. Quando ele volta, pergunta a uma senhora, “Pisei no seu pé?” “Para dizer a verdade sim” diz ela. O homem agradece “Então essa é minha poltrona”.

Na verdade, quanto mais diversão precisamos, mais existe algo errado em nosso sistema. Significa que estamos carregando depressão dentro de nós. Cansaço é somente a contradição interna entre sua vontade e sua ação. Você tem um problema com o medo e a ganância. Seu medo e ganância estão atacando você. Se você não conseguir controlar seu corpo e mente, nada pode estar sob seu controle. Da forma que estão, eles estão sob o controle da ganância e do medo.

Se você puder aprender o êxtase sem sua mente e seu corpo, você alcançou o propósito da mente e do corpo. Você ainda pode possuir o corpo e a mente, mas não será mais afetado ou perturbado por eles. Muito simplesmente, você estará Iluminado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário